Concessionária de Caminhões Mercedes-Benz Mogi Mirim, Porto Ferreira e Jaú. Caminhões, Ônibus, Vans, Peças e oficina Mercedes-Benz | Irmãos Davoli
 
  Produtos em destaque:                                               
 
 
Outras Notícias

 
 
11/10/2018 - Actros é o primeiro semiautônomo produzido em série


 

 
Diversos modelos já contam com sistemas que auxiliam o condutor a dirigir com mais segurança, como piloto automático  daptativo (ACC), sistemas de frenagens autônomas, leitores de faixas etc. Inclusive, modelos de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz, Volvo e Scania são vendidos no Brasil com essas tecnologias. A Ford também se prepara oferecer essas tecnologias seus modelos no País.
 
Agora, um caminhão semiautônomo em produção em série que pode acelerar, frear ou manter-se na faixa de rolagem de forma independente em todas as faixas de velocidade é lançado pela primeira vez, garante Stefan Buchner, presidente da Mercedes-Benz Truck e membro da Daimler Truck.
 
Trata-se da nova geração do New Actros que também é o primeiro caminhão do mundo vendido com câmeras no lugar dos retrovisores.
 
O sistema que faz a condução semiautônoma foi batizado de Active Drive Assist e as funções exercitadas por ele são graças a fusão de informações de radar e câmera. Vale destacar que a presença do motorista no posto de condução continua necessária e obrigatória o tempo todo.
 
Neste novo Actros está também o Active Brake Assist 5, um sistema de frenagem de emergência mais avançado do que sistemas similares presentes nos veículos brasileiros por sua capacidade de detectar pessoas. 
 
Assim como no Active Drive, esta última geração do Active Brake Assist funciona com a combinação de radar e sistema de câmera que consegue reagir não só a objetos maiores, mas também reconhece um pedestre que atravesse na frente do caminhão, situação impossível para os sistemas aplicados nas gerações anteriores da tecnologia, como nas aplicadas nos caminhões e ônibus vendidos no Brasil.
 
Já o sistema que substitui os retrovisores ganhou o nome de MirrorCam. Ele reúne câmeras que transmitem tudo que ocorre ao redor do pesado em telas de 15 polegadas no interior da cabine. As câmeras podem transmitir imagens com muito mais fidelidade e amplitude do que os retrovisores tradicionais, como guias. Os retrovisores convencionais continuarão sendo oferecidos para os clientes que não quiserem a nova tecnologia.
 
 

 
Outra novidade do New Actros, assim como vem ocorrendo com os automóveis e vans da marca, é o inovador Cockpit Multimídia. São duas telas interativas, a principal com as informações do painel de instrumentos, e a segunda com informações de conectividade com diversos aplicativos de trabalho, entretenimento, comunicação com a transportadora, clientes, monitoramento em tempo real pelo FleetBoard e navegação. 
 
Presidente da Mercedes-Benz Truck, Stefan Buchner, lembra que New Actros é lançado apenas quatro anos após a do caminhão-conceito Mercedes-Benz Truck 2025. Modelo chega com diversas inovações, como MirrorCam e painel digital.

Fonte: Transporte Mundial - Ano 17 - nº 17




Compartilhar:


 
Irmãos Davoli | ® 2018. Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Multdivision